Por que preciso aprender a ser um Líder Coach dos meus liderados?

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Líder Coach

Um dos grandes dilemas hoje em dia para profissionais de diversas áreas, como gestores, supervisores, gerentes ou mesmo empresários, é o fato de encontrarem inúmeras dificuldades para obter alto desempenho das equipes que lideram.

Muitas vezes esses profissionais são alçados à condição de líderes sem o adequado e necessário treinamento para uma promoção que chegou de repente, que “caiu no seu colo”. O resultado dessas dificuldades nós já conhecemos: alta rotatividade, desmotivação, insatisfações, conflitos e até afastamentos de colaboradores por doenças ocasionadas pelo ambiente de trabalho.

A solução é desafiadora e requer mudanças de paradigmas nas organizações, mas a base do problema está centrada na mudança radical que o mundo sofreu, saindo de uma era em que as empresas se preocupavam apenas em produzir produtos e gerir processos e rotinas definidas (início da Revolução Industrial até a década de 80) para um outro mundo, em que para se vender produtos e serviços, quem está no centro do palco é o consumidor.

E o que isso mudou na questão da gestão e liderança nas organizações? Simplesmente tudo! A mudança no comportamento das pessoas é que vem proporcionando a mudança dentro das organizações e suas novas formas de liderança.

Para que eu possa explicar melhor, temos que revisitar o passado corporativo. No passado, o organograma empresarial era rígido e piramidal. Os colaboradores tinham visão de longo prazo dentro das organizações, obedeciam cegamente ao padrão proposto, perseguiam as metas e objetivos, mas eram pouco questionadores. Eles sabiam que, com muita dedicação, iriam ascender na empresa e teriam um bom plano de aposentadoria. Por outro lado, não tinham um líder em quem se apoiar. O resultado era desperdício de recursos e ineficiência, pois o gerenciamento era falho ou frouxo.

No modelo atual, o organograma é horizontalizado e as camadas de gerência estão sendo eliminadas. A interação entre os colaboradores é mais intensa, e, além da modernização no formato da administração, a grande novidade vem do comportamento de uma nova geração. A chamada Geração X (nascidos entre 1960/1979) viu surgir o computador pessoal, a internet, o celular, a impressora, o e-mail. A seguinte, a Geração Y (nascidos entre 1980/1999), veio ao mundo em uma época marcada pelo avanço da tecnologia e prosperidade econômica.

Então, qual a nova visão dos colaboradores que trabalham dentro das organizações?

  • Os novos colaboradores têm visão de curto prazo. Não se imaginam por muitos anos na mesma empresa;
  • Não confiam no sistema no qual trabalham;
  • São mais questionadores quanto às rotinas, regras e rótulos ou manuais pré-estabelecidos;
  • Não querem promessas, recompensas ou prêmios “futuros”. O que importa é o aqui e agora!
  • Questionam as condições de trabalho e as decisões dos empregadores;
  • Discordam da Missão, Políticas e Valores das empresas.

Inclusive, tem um vídeo muito legal que fala sobre essas diferenças entre as gerações Baby Boomers, X e Y no trabalho. Dá uma olhada:

As consequências da chegada da Geração Y nas empresas

Essa nova forma de enxergar o mundo trouxe desafios para as empresas. Dentre eles estão as relações de trabalho, que se tornaram mais transitórias e não se baseiam em idade, experiência ou posição hierárquica, e a maior liberdade de interação entre subordinados e gerentes, supervisores, diretores.

Dessa forma, os novos líderes e gestores baseiam sua autoridade pela capacidade que têm de controle dos recursos disponíveis, das recompensas a oferecer e das condições de trabalho.

 

Mas isso é suficiente? Não! Então o que precisarei fazer?

Para ser um excelente líder e obter resultados extraordinários você vai precisar ser Coach dos seus Liderados! Além de saber com maestria seus conhecimentos técnicos e domínio das rotinas e processos, você vai precisar entender de PESSOAS!

A metodologia do Coaching surgiu exatamente para centrar resultados nas pessoas, que a partir de agora precisarão ser o centro das suas preocupações como líder. Também por isso, nas empresas, é cada vez maior a busca por esses líderes diferenciados, profissionais com habilidades para liderar assertivamente, ensinar, acompanhar, delegar, inspirar, conduzir e mobilizar os colaboradores para que mantenham sua motivação, inovem, mantenham o equilíbrio, co-criem e especialmente contribuam com qualidade para que haja sempre êxito e evolução contínua!

Esse líder é um gerador de conexões entre as pessoas, pois utiliza o Coaching como filosofia de liderança, uma vez que acredita nos resultados a partir do desenvolvimento, de forma contínua, do potencial dos profissionais que estão sob sua tutela.

Jack Welch, considerado um dos mais respeitados executivos do mundo, afirma que nos dias de hoje, todo líder deve ser um Líder Coach, e aquele que não for, estará fadado à mediocridade.

Portanto se você ainda não tem essa habilidade faça um curso de liderança com foco no coaching!

O que um Líder Coach pode fazer para que sua equipe alcance resultados extraordinários?

  • Desenvolvimento de competências com menor desgaste;
  • Feedbacks contínuos e assertivos;
  • Maior saúde psicossocial;
  • Gestão flexível e aberta;
  • Autoconhecimento e desenvolvimento da consciência de grupo;
  • Maior satisfação no trabalho;
  • Autorrealização pessoal e profissional;
  • Fortalecimento da autoestima com o aumento de situações de vitória e conquista.

 


 

Estamos chegando ao final e espero que você que trabalha em posição de comando tenha entendido a diferença fundamental da liderança do passado para a liderança atual colocando o SER HUMANO dentro das suas prioridades de gestão.

Lembre-se: Empresas são feitas de pessoas, que vêm antes dos processos!

 


Wallace Vieira é Consultor de Inovação, Palestrante, Mentor de Empresas e Empreendedores, mudou radicalmente sua vida de empresário bem-sucedido na indústria e no varejo para ensinar e ajudar pessoas e organizações a estruturar e criar negócios inovadores.

“O que me move? Coragem, desafios e gratidão por tudo que aprendi e conquistei na vida, além de um desejo enorme de transformar e melhorar a vida de pessoas e organizações!”

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