O que é preciso para um gerenciamento eficaz?

Sem comentários 5759 Visualizações0


Gerenciamento Eficaz

O que um líder de uma equipe ou departamento em uma companhia, um proprietário de uma pequena empresa ou alguém que tenha acabado de ser promovido têm em comum? Dúvidas que precisam ser sanadas para que os resultados da gestão sejam convincentes: como gerenciar uma equipe de forma a manter o controle do time?

Em linhas gerais, mesmo sabendo o quão amplo é o assunto, podemos dizer que, para um gerenciamento eficaz, você precisa:

  • Adiantar-se aos problemas e corrigir pequenos erros de rotina à medida que acontecem;
  • Minimizar os conflitos entre funcionários;
  • Manter a equipe focada no trabalho;
  • Fixar metas e prazos ambiciosos, mas justificáveis;
  • Estabelecer o escopo de responsabilidade para delegar tarefas;
  • Avaliar o desempenho de acordo com as expectativas;
  • Atribuir a cada um a responsabilidade pelas próprias ações;
  • Motivar os funcionários ao associar de forma justa o desempenho a seus respectivos prêmios;
  • Impedir que os profissionais de desempenho baixo ou mediano fiquem acomodados em suas atribuições;
  • Reter os profissionais de desempenho excelente;
  • Ajudar os melhores a se tornarem futuros lideres;
  • Identificar a necessidade de recursos;
  • Dar dimensionamento, orientação, treinamento prático e Coaching (ferramenta de liderança atualíssima!).

Para que você entenda o papel do gerenciamento de pessoas ou equipes em empresas, é válido lembrar que ele se refere à ação e ao efeito de administrar ou gerenciar um negócio. Com um bom gerenciamento, se levam a cabo diversas diligências e trâmites, que vão conduzir ao lucro de um objetivo determinado.

Por isso, o gerenciamento eficaz deve organizar, planejar e executar atividades que facilitem o processo de trabalho. Em outras palavras, ele precisa dirigir, governar, dispor, organizar e colocar os processos em ordem para atingir os objetivos propostos.

Portanto, o papel de gerenciamento requer muita consciência, esforço, recursos e boa vontade para ser levado a cabo satisfatoriamente.

O que é preciso para um gerenciamento eficaz wattz 2

O que os gerenciados esperam de um líder?

O gerenciamento pressupõe que o gestor “leia a mente” do colaborador e saiba o que se passa com ele. Por esse motivo, apontamos algumas perguntas que se passam na cabeça da sua equipe, e que você precisa estar preparado para responder:

  • Qual a cultura da empresa? (Missão, Visão, Valores)
  • Como faço o meu trabalho? (Você vai me ensinar as rotinas e atividades?)
  • O que você quer de mim? (Quais são as minhas metas, as minhas obrigações, o meu comportamento)
  • O que vou receber pelo meu esforço? (Qual é o plano de incentivo? A empresa premia por desempenho? Posso ser promovido?)

Saiba que, para que você possa desenvolver um trabalho de gerenciamento eficaz, é preciso lembrar que, antes da sua equipe, é preciso gerenciar a si mesmo.

Reserve uma hora por dia do seu tempo para planejar suas rotinas e atividades, criar metas, relatórios de controle, indicadores, etc. Não caia na armadilha de se perder na própria rotina e depois não ter tempo para gerenciar! Esse é um dos erros mais frequentes de gestores de organizações.

Quer aprender a ser um Líder que inspira a sua equipe? Baixe gratuitamente o nosso e-book sobre o tema.

 

6 mandamentos de um novo gestor

Para finalizar, listamos algumas dicas para você, que conquistou um espaço importante na vida profissional e passou a ser espelho para outros profissionais:

  1. Procure saber os códigos de ética da empresa ou crie um código mínimo. Em qualquer situação, busque o bom senso.
  2. Se a empresa não tiver indicadores de desempenho e estratégicos da sua área, também chamados de KPIs (Indicadores Chaves de Desempenho), crie você mesmo. Medir resultados faz parte do seu trabalho.
  3. Capacite-se: estude e aprenda cada vez mais. A partir de agora, sua demanda vai aumentar!
  4. Interaja com outras áreas da empresa e aprenda. Ninguém quer um líder que só saiba sua função!
  5. Construa seu legado e leve seu desempenho e sua carta de recomendação com você!
  6. Mantenha as portas abertas por onde passar. A sua reputação é seu cartão de visitas!

E você, tem alguma outra dica ou ficou com alguma dúvida sobre como gerenciar de forma eficaz?

 

Ebook Gerenciamento de Equipes de Alta Performance

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This