O mundo do empreendedorismo é vasto, complicado, mas muito recompensador. Quem está começando a navegar nesses mares pode sentir-se bastante perdido, são muitas coisas para administrar e dificilmente se consegue que algo dê 100% certo de início. Se esse é o seu caso, não desanime. Estamos aqui para te ajudar com 5 dicas de gestão no empreendedorismo, e que farão toda a diferença na sua carreira. Acompanhe.
1. Você não precisa começar informalmente
Muitos que se aventuram no empreendedorismo começam seus negócios informalmente, buscando fugir dos impostos, mas essa não é uma boa estratégia. Com um CNPJ, você vai poder abrir uma conta de pessoa jurídica, emitir notas fiscais, solicitar máquinas de cartão de crédito e pedir empréstimos para investir, o que é fundamental para o bom andamento dos negócios. O ideal é calcular o custo de cada opção e ver qual se adapta melhor à realidade da sua gestão.
.
2. Organize sua vida financeira e a da empresa
Estar endividado é ruim, mas estar endividado e desorganizado financeiramente é péssimo! Primeiro, organize seus gastos pessoais e pague suas dívidas – existem diversos aplicativos e softwares que ajudam a calcular e controlar todo o seu financeiro. Depois, separe as despesas pessoais das empresariais.
Dentro da gestão de ganhos da empresa, reserve um valor para ser o pró-labore (parte do lucro que você retira para pagar despesas pessoais) e invista o resto! Ter uma parte do lucro separada para ajudar no Capital de Giro (valor para financiar a continuidade das operações da empresa, como manter o estoque, pagar funcionários e fornecedores, etc) também é essencial para se prevenir de eventuais gastos extras.
Veja, abaixo, um vídeo explicando com explicações simples sobre o tema:
3. Invista em comunicação
Para a gestão do seu negócio, investir na divulgação é essencial, e se o orçamento for limitado, uma alternativa é usar o marketing digital a seu favor. Ter uma página no Facebook e uma frequência de postagens com conteúdos relevantes nas redes sociais é uma boa estratégia!
A presença na rede vai ajudar a consolidar, alavancar sua empresa e a conectá-la cada vez mais aos clientes.
4. Planeje, planeje e planeje
Uma vez no mundo do empreendedorismo, é preciso acostumar a ter uma gestão com planejamento. Metas e objetivos são tão importantes quanto o lucro no final do mês, e o planejamento pode ser a salvação do seu negócio na hora de uma crise de mercado. Por isso a gestão é tão importante: é necessário estar atento ao momento atual da economia e às tendências em curto prazo para se adiantar estrategicamente.
5. Construa seu networking
Seu networking é sua rede de contatos no mundo do empreendedorismo. Mas muito mais do que ter 5 mil amigos no Facebook ou LinkedIn, é preciso nutrir e fazer a gestão da sua lista, desenvolvendo um relacionamento ganha-ganha, e não acionando seus contatos apenas quando você precisar deles.
Para isso, a dica é sempre comparecer em eventos e encontros do seu segmento de negócios, e buscar conhecer novas pessoas. Não adianta apenas trocar cartões e ficar naquele “vamos marcar um café!”: converse, conheça, escute! Isso vai lhe gerar resultados, acredite.
6. Aprenda a calcular o preço de venda dos seus produtos
Você já se perguntou por que algumas empresas quebram faturando milhões de reais por mês? Definir a margem de lucro e fixar preços de produtos são tarefas das mais importantes. Isso porque elas exercem um impacto enorme na sustentabilidade financeira do negócio.
É comum encontrar empresários que vendem muito, mas se queixam de não ver o dinheiro entrar. Isso acontece em razão de cálculos equivocados. Portanto procure orientação e aprenda a calcular seus produtos e serviços. A saúde da sua empresa agradece.
7. Atenção com o seu Fluxo de Caixa
Parece simples mas não é. Ter foco apenas na venda pode comprometer todo o seu resultado, afinal você vai remar muito mas não terá controle sobre “os furos” no casco.
Dessa forma é primordial que você faça o seu Fluxo de Caixa ficar leve e sempre no azul.
Como fazer? Tenha uma planilha (se quiser, faça download gratuito do nosso modelo clicando aqui) ou um Controle de Gestão Empresarial para: monitorar suas despesas gerais, controlar o fluxo de entrada e saída de recursos, controlar suas compras de insumos, negociar prazos com fornecedores, comprar à vista com descontos, etc. Com esses controles você conseguirá manter sua margem de lucro e até ganhar adicionais sobre a gestão financeira.
Pronto para iniciar sua jornada no mundo do empreendedorismo?