Olá! Hoje, quando sentei para escrever sobre a figura do Mentor nas organizações, lembrei bastante da minha história empresarial. Pensei quantas vezes estive solitário em momentos decisivos da minha vida empreendedora, aquele momento em que você olha para o lado e não vê ninguém realmente qualificado para te ajudar, para dizer SIM ou NÃO às suas dúvidas que te travam naquela hora crucial de decisão.
E aí você pode perguntar: “Ora Wallace! Você não tem amigos de infância, colegas empresários, mãe, esposa, filho(a)s, colaboradores, para te auxiliar na decisão?” Claro que tenho! E eu pergunto a todos eles sempre, porque com certeza eles dirão com a maior boa fé o que acham correto, mas…
Estou falando de trocas altamente qualificadas, alguém que vai investir tempo suficiente para se envolver no seu problema e buscar uma solução estruturada para isso. Não estamos falando de um café para falar de negócios, recheado de amenidades e boas risadas. É muito mais do que isso!
O que é Mentoria para Empreendedores/Organizações?
Como definição, Mentoring é um termo inglês, normalmente traduzido como “tutoria”, “mentoria”, “mentorado” ou “apadrinhamento”.
O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente. O mentor é um guia, um mestre, conselheiro, alguém que tem vasta experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo ajudada.
No caso da Mentoria voltada para atendimento a organizações, o Mentor atua como um conselheiro, ajudando o empreendedor a tomar decisões estratégicas que serão cruciais para o desenvolvimento e sustentabilidade do seu negócio. Em grandes corporações, o Presidente Executivo e/ou CEO precisa da ajuda do seu Conselho de Administração para assessorá-lo nas decisões. As pequenas e médias empresas não dispõem dessa estrutura porque é inviável financeiramente, daí que o Mentor pode entrar sendo um braço “fora da empresa”, para lhe trazer visão e ação com os olhos do mercado.
Empreender é solitário. Mas não precisa ser!
Quantas empresas estavam indo bem no mercado e, de repente, tomaram uma decisão equivocada que as levou à falência ou a grandes dificuldades financeiras?
Será que o empresário teve aconselhamento adequado de algum profissional qualificado (Mentor) ou tomou a decisão no calor da emoção?
Naquele momento, o empresário deveria ter sido conservador ou, pelo contrário, acelerar e tomar a dianteira da estratégia inovadora?
Distribuir seu lucro entre os sócios ou reinvestir?
Pegar empréstimos de fontes de captação para pagamento no longo prazo ou investir capital próprio?
Duplicar a produção própria ou terceirizar parte?
São tantas decisões, não é mesmo? Passei por essas fases inúmeras vezes e digo com a maior naturalidade que, se ao longo da minha trajetória de empresário eu tivesse tido a oportunidade de ter um Mentor ao meu lado, com certeza teria errado menos.
O conceito de Mentor é algo relativamente novo e se distingue da consultoria tradicional em que o consultor desenvolve trabalhos específicos dentro da organização através de diagnósticos prévios. O Mentoring trabalha bastante a estratégia, o ambiente macro, a visão de mercado, trazendo para a empresa as melhores práticas que podem ajudá-la em suas estratégias.
Espero que este artigo tenha dado para você uma luz do que a Mentoria pode fazer pelo seu negócio. Sou empresário há cerca de 25 anos, construindo marcas e empresas inovadoras, vendendo para todo o Brasil e exportando para Europa e Estados Unidos. Atualmente tenho como missão ajudar empresas e empreendedores, através da minha experiência e expertise, a buscar caminhos inovadores e estruturados para esse novo mercado realmente desafiador.
Tem dúvidas? Quer conversar sobre o que a Mentoria pode fazer por você? Entre em contato e terei o maior prazer em te atender!
Wander Lopes
Sim gostaria de saber mais a respeito.
Wallace Vieira Post author
Olá, Wander, tudo bem? Que ótimo! Entraremos em contato com você por e-mail, ok?
Um grande abraço,
Wallace Vieira