Ao longo da minha trajetória de empresário, cansei de ver empresas ganhando mercado, se sobressaindo, utilizando táticas e estratégias dignas de filmes de gângster, tipo “ O Poderoso Chefão”, mas que expressa a pior forma de ganhar dinheiro, através da extorsão e intimidação.
Não precisamos chegar a tanto. Se olharmos com cuidado e apuro, veremos empresas de todos os tamanhos praticando jogos desleais contra suas concorrentes, buscando “as costas alheias” para subir mais um degrau, uma situação lamentável e nada ética!
Acontece que quando você busca o seu crescimento através do caminho percorrido e das estratégias do seu concorrente, inevitavelmente perderá o foco sobre o seu próprio negócio. E mais grave ainda quando se utiliza de trapaças.
Muitos dizem “mas isso faz parte do jogo”! Sinto te dizer, amigo, mas a ética pessoal que você usa na sociedade também deve ser usada no mundo corporativo.
Quer o respeito do mercado? Dê o primeiro passo!
A credibilidade de uma organização é o reflexo da prática efetiva de valores como a integridade, honestidade, transparência, qualidade do produto, eficiência do serviço, respeito ao consumidor, entre outros. Ser ético, portanto, significa não mentir sobre seus produtos e serviços. Às vezes, a vontade de ganhar determinado contrato pode fazer com que você caia na armadilha de prometer o que não pode cumprir. Isso é terrível para sua reputação no futuro e vai reverberar por muito tempo.
Não faça isso!
Tem muito “profissional” na internet turbinando seu currículo, dizendo experiências e capacidades que não possui para atrair a atenção, outro tiro no pé! Mais cedo ou mais tarde a verdade virá à tona, seja com um produto ruim, ou pior, sendo desmascarado pelos clientes.
Cuidado!
A Operação Lava Jato é um exemplo monstruoso de como se constrói impérios organizacionais com propinas, subornos, lavagem de dinheiro, extorsões, jogos combinados. O que vai sobrar dessas empresas daqui pra frente no campo ético? Quem vai querer fazer negócios, trabalhar ou sentir orgulho de trabalhar nesses lugares?
A ética também não está só restrita a produtos e serviços.
Ser honesto com sua equipe e com a comunidade, clientes, fornecedores e stakeholders em geral é muito importante! Por isso, discutir e implementar Códigos de Ética e Conduta nas organizações se torna cada vez mais imprescindível, principalmente em tempos em que a sociedade discute temas como intolerância racial, miscigenação, homofobia, inserção de gêneros nas escolas, etc.
As empresas precisam estar atualizadas sobre esses e outros temas e ter definido sua conduta com relação a isso.
Exemplos reais
Há pouco tempo, um consultor amigo me ligou aflito porque um cliente estava sofrendo com o movimento do seu restaurante. A gerente do estabelecimento havia chamado a atenção de um casal gay que estava se beijando lá dentro e o caso teve grande repercussão. Então, treinar sua equipe para os novos paradigmas se faz necessário.
Nas minhas empresas ao longo de 25 anos de muito trabalho e dedicação, abrindo negócios em vários praças comerciais pelo mundo como Manhattan (Nova York), Buenos Aires e Porto (Portugal), o meu cartão de visitas sempre foi o lado ético e profissional da empresa aliado a inúmeras referências de parceiros e fornecedores. Isso se conquista ao longo do tempo. E com certeza falar sempre a verdade pode te fazer perder alguns negócios, mas vai te evitar dores de cabeça, preservando a sua imagem.
Conclusão
Lembre-se sempre que você precisa pensar seu negócio a longo prazo e que a conduta correta e ética irá te levar, em algum momento, a fechar grandes contratos devido à sua reputação conquistada.
Abraços!
—Wallace Vieira é Mentor de empresas e empreendedores, e adora ensinar e desenvolver estratégias aliadas à inovação para empresas éticas e socialmente responsáveis.