Resolvi escrever este artigo pensando em você, que neste exato momento sente-se um pouco perdido…
Sua vida parece não ter sentido. Você acorda, abre os olhos, sente um peso terrível, como se estivesse carregando um saco de pedras nas costas, vai para o seu trabalho já cansado, pensando na hora de ir embora. Na verdade, seu cansaço é mais mental do que físico, algo está faltando nesse quebra-cabeça. Você até gosta da empresa ou da sua atividade, as pessoas são amáveis com você, seu chefe (caso você tenha um) te trata bem e te elogia de vez em quando… Mas ainda assim, você não consegue ter a alegria que muitos de seus colegas de trabalho têm, existe um certo vazio que precisa ser preenchido. E você se pergunta: “Será que isso é normal? O que será que eu tenho?”
É mais comum do que você pensa
Este tipo de sentimento que você experimenta, infelizmente, é mais comum do que se pensa: é o sentimento de milhares de pessoas que trabalham como colaboradores em empresas de qualquer porte, ou de profissionais liberais, pequenos empresários, empreendedores de toda ordem e até estudantes de universidades em fase de definição de carreira. Normalmente nessas situações, aparecem esses efeitos colaterais como desânimo, cansaço, falta de alegria, pensamentos negativos, pessimismo, motivados pela falta de um propósito profissional claro.
Por isso listei 10 sinais ou pistas de que, se você chegou numa encruzilhada e não sabe e nem tem certeza de quais são suas opções, um curso de liderança lhe ajudará a seguir seu novo caminho com muita alegria e determinação. Preste atenção a eles:
1. Trabalho numa atividade que não me dá prazer algum.
Uma formação em Liderança te fará entender que você precisa tomar as rédeas da sua vida. Entenda porque os líderes fazem as escolhas corretas para uma vida plena. Simples assim.
2. Minha escolha profissional foi feita lá no passado para agradar meus familiares…
…pai, mãe, irmãos ou estou apenas dando segmento a negócios de família como herdeiro.
Saia dessa armadilha já! As ferramentas da liderança vão te ajudar a decidir por você mesmo se a sua escolha é a mais correta, e não porque alguém escolheu por você no passado.
3. Preciso ganhar dinheiro para o sustento e não consigo me planejar.
Esse mantra é um dos piores, é daqueles que vão relegar você a um ostracismo eterno. Os verdadeiros líderes olham com a visão da águia, acima da linha do horizonte, enxergam caminhos enquanto estão na jornada. Quando chegam na encruzilhada já sabem para onde ir.
4. Não tenho a mínima ideia de como estarei daqui a 5, 10 ou 20 anos.
Líderes de si mesmos planejam sua vida para o curto, médio e longo prazo. Nunca espere a oportunidade chegar até você porque ela não chegará! Planeje sua jornada e trace cada etapa. Comece agora! Aproveite e leia minha história de vida e entenda como um verdadeiro líder conduz seu destino, tomando decisões cruciais na hora certa.
5. Tenho medo de falar em público.
O senso comum sempre diz que se expor é perigoso, um ledo engano. O novo mundo pede pessoas e profissionais com novas habilidades e uma das principais é a capacidade de comunicação afiada para poder comandar equipes, inspirar pessoas, apresentar projetos, etc… A liderança vai te proporcionar isso. No curso LIDERA TRAINING, você aprenderá os tipos de comunicação e a arte de dar e receber feedback. Acesse o link para ser avisado das datas da próxima turma.
6. Tenho colegas de trabalho melhores que eu.
Aprender a extrair o que você tem de melhor é a chave para um desempenho superior. Não existem pessoas melhores ou piores, o que existe é um arsenal único de conhecimentos e expertises que cada indivíduo possui. Um curso de Liderança vai te mostrar o que as empresas mais buscam nos profissionais atualmente. Uma das medidas de avaliação que as empresas trabalham junto aos profissionais contratados ou a contratar é chamada de CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes). Fiz um vídeo onde explico esse conceito, assista aqui. Busque seu potencial.
7. Ainda estou buscando um caminho profissional.
Se a sua encruzilhada diz respeito à sua profissão ou atividade profissional, comece por saber primeiro quem é você na essência. Busque lá atrás, através de suas experiências de vida até os dias de hoje, o que te trouxe até aqui. Entenda quais são as suas Missão, Visão e Valores Pessoais. Assista sobre isso neste vídeo bem curtinho que preparei para você.
8. Não tenho um plano definido de ascensão profissional.
Olhe bem, tem uma frase sensacional que uso sempre nestes casos e que vem de um provérbio chinês que diz: “Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado”. O que isso quer dizer? Faça seu planejamento de vida profissional e gaste muito tempo pensando e lapidando para que a sua jornada seja mais confortável. Só líderes de fato fazem isso.
9. Tenho um planejamento profissional, mas não sei como chegar lá.
Já melhorou bastante! Se você sabe para onde quer ir, já é um excelente começo. O que falta para você é ESTRATÉGIA. Não basta querer, tem que saber COMO FAZER. A liderança sobre a sua vida vai te dar a oportunidade de sentar na mesa e mexer no tabuleiro, comandando as táticas e estratégias necessárias para você alcançar suas metas e objetivos. Que tal começar?
10. Não gosto de atropelar as pessoas no trabalho.
Visão nada profissional essa sua, pois a competição é salutar e te leva para cima, desde que a ética prevaleça sempre. Primeiro que quem paga sua conta é a empresa e ela espera que você dê o melhor de si independente de qualquer coisa. Segundo que você não entrou na empresa para ser amigo de ninguém (empresa não é confraria) e sim para desenvolver projetos e dar lucro – seus colegas podem até virar seus amigos, mas esse não deve ser seu objetivo. Terceiro que a sua vida profissional e a sua carreira dependem 90% de você mesmo, então dar o seu melhor e buscar espaço na organização é natural e saudável e a empresa agradece. E por último, quando você desenvolve uma habilidade de liderança e se destaca, aparece a famosa “caixa de caranguejo” que tende a te puxar e nivelar para baixo. Então, lutar para se diferenciar é tarefa árdua, mas fundamental para o seu sucesso.
Estamos chegando ao final e espero sinceramente que você tenha entendido a importância da LIDERANÇA para a sua vida. Destaque-se no mercado, seja diferenciado, busque a excelência em tudo que faz e você verá que várias portas irão se abrir. E quando chegar na encruzilhada (terão muitas ao longo da vida), você estará preparado para seguir adiante. Boa sorte!
Se você gostou desse artigo e quer buscar respostas e novas habilidades na arte da liderança, faça nosso curso intensivo LIDERA TRAINING! Seja avisado da próxima turma clicando aqui.