8 Hábitos para aumentar sua Criatividade no trabalho

Sem comentários 459 Visualizações0


Hábitos para aumentar a produtividade no trabalho

Segundo uma pesquisa realizada pela IBM, a criatividade é o atributo de liderança mais desejado por CEOs. Muitas vezes, ela é vista como algo “nato” e inalcançável para boa parte das pessoas. Nada mais longe da realidade! Existem diversos hábitos que podem te ajudar a aumentar sua criatividade no trabalho.

Confira alguns deles abaixo!

Medite!

Meditação ajuda a aumentar a criatividade

Foto via sapphire_penguin via VisualHunt.com

Embora pareça que não, o foco ajuda a criatividade a aparecer. E estudos apontam que as pessoas que têm o hábito de meditar 30 minutos por dia são mais focadas e criativas.

 

Descanse!

Perder preciosas horas de sono afetam sua produtividade, capacidade de raciocínio e, é óbvio, a sua criatividade. Além disso, tirar férias são fundamentais para que você repense o significado de sua vida e seus sonhos pessoais.

 

Não tenha medo de errar!

A criatividade serve para explorar o desconhecido, e os erros fazem parte do processo. Talvez, para diminuir o medo, tente trocar a palavra “errar” por “testar“. Não existem respostas certas ou erradas, e a resiliência é quase um pré-requisito para o sucesso criativo.

 

Explore!

Veja o mundo com os olhos de uma criança

Foto via: jl.cernadas via Visual hunt

De acordo com a Creative Education Foundation, crianças de até 3 anos costumam usar 98% de sua capacidade criativa, enquanto adultos acima de 30 anos costumam explorar apenas 2%. Então, tente enxergar o mundo com os olhos de uma criança. Explore, imagine, sonhe acordado. Estudos mostram que essa ação gera conexões e conclusões, por estarem ligadas à habilidade de recordar informações – mesmo em ambientes propícios à distração.

 

Observe!

As pessoas criativas veem possibilidades por toda a parte e estão sempre absorvendo informações que alimentam sua capacidade inventiva. Leve com você um caderninho, ou mesmo o seu celular, e anote o que observa – e as ideias, lembranças e sentimentos que despertam em você.

 

Fuja do computador!

Esqueça o computador e o celular por um momento. Saia do Facebook ou do YouTube, vá ler um livro, ouvir música, desenhar ou passear em meio à natureza. Caminhe por lugares que você não costuma ir – mesmo que seja por uma rua paralela à que você está acostumado. E durante o dia no trabalho, busque momentos de isolamento e relaxamento, para deixar a mente vagar.

 

Encare os obstáculos de forma positiva!

Resiliência e Criatividade

Foto via skeeze via Visualhunt.com

Todo mundo conhece a história de alguém que, dos limões que a vida deu, fez uma bela limonada! Muitas das histórias e músicas mais icônicas foram inspiradas por desilusão e dor. E um campo da psicologia, conhecido como “Crescimento Pós-Traumático” sugere que muitas pessoas conseguem usar as adversidades como combustível para encarar a realidade de uma outra forma, o que é mais do que essencial no mundo corporativo.

 

Siga suas verdadeiras paixões!

Propósito e criatividade

Foto via Visual hunt

Pessoas criativas tendem a ter uma motivação intrínseca, um propósito. Elas são energizadas por atividades desafiadoras e se envolvem de forma apaixonada com tudo o que fazem.

.

Gostou das dicas? Coloque-as em prática e veja sua capacidade de inovar e criar se expandir!

Posts Relacionados

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This