Comunicação e Feedback são essenciais para uma gestão de Alta Performance!

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Comunicação e Feedback nas Empresas

Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas precisa ser tratado com carinho e atenção. Estou falando da comunicação, que desde os primórdios da civilização, sempre foi um desafio.

O homem primitivo começou a primeira comunicação através das pinturas rupestres, gravando o dia a dia em ossos, pedras e madeiras nas cavernas a partir do Período Paleolítico (2,5 milhões de anos a.C.). Muito tempo depois vieram os primeiros papiros egípcios, e com a escrita, a história começou a ser contada (e interpretada) e o resto vocês podem imaginar… Brigas intermináveis por erros de interpretação, concordância, e quem pagava o pato era o mensageiro, rsrs…

Voltando ao tempo atual. Em uma empresa, vários departamentos trabalham interconectados e as decisões de um setor impactam nos resultados e ações de outro. Assim, a comunicação é uma poderosa arma para que os resultados e a eficácia dos projetos sejam coroados de êxito. Há dois mil anos, Jesus Cristo veio ao mundo com uma mensagem fantástica. Dizia “ que amássemos uns aos outros.” Imagine se o Apóstolo passasse a informação para a plateia seguinte assim: “que amassemos uns aos outros.” Nesse “amassa-amassa”, entre a Paz e a Guerra teríamos uma linha muito tênue, concorda?

Pois é, nas empresas a comunicação cruzada, distorcida, enviesada, incompleta é uma constante, e traz enormes prejuízos para as organizações.

 

Alguns números (assustadores) sobre a comunicação e o feedback

Olha que dados interessantes: uma pesquisa das revistas Exame e Você S/A mostrou que 92% dos líderes não sabem aplicar feedback em seus liderados. Outra pesquisa, essa do Instituto Gallup, mostrou que 62% das pessoas se demitem do líder, e não da empresa em que trabalham!

Ou seja, temos um problema abissal a enfrentar na capacidade que os líderes precisam desenvolver para alcançar os resultados almejados pelas empresas através das pessoas.

 

Um exemplo prático

Na minha empresa de vestuário (e antes do WhatsApp), com várias equipes de vendas espalhadas por todo o Brasil e em quase todos os estados, um dos grandes problemas sempre foi as equipes entenderem as estratégias comerciais desenvolvidas pela empresa. Devido à distância e logística para reunir todos, cada equipe fazia o seu “filtro” sobre a implementação e desafios propostos.

Como resolvi isso? Simples. Criei um grupo de intranet com todos adicionados, onde as estratégias desenvolvidas eram colocadas lá e todos tinham que se manifestar, dizer como entenderam a mensagem, perguntar e sugerir ações. As melhores respostas eram grifadas para que todos pudessem entender o propósito da empresa. Com essa ação conseguimos praticamente zerar as dúvidas e erros cometidos pelos escritórios regionais. Legal né!? E hoje, temos centenas de aplicações gratuitas ou de baixo custo para otimizar a comunicação nas empresas, como o Slack ou até mesmo a nova rede corporativa do Facebook, a Workplace.

 

A importância do Feedback

Explorando um pouco mais os desafios da comunicação, você sabe o que a ausência de feedback causa nas organizações? Veja que tragédia:

  • Impacta na produtividade, autoestima e motivação;
  • Compromete a lealdade do funcionário em relação ao líder e à organização;
  • Aumenta o risco de perda de funcionários.

Na questão da conduta do líder em relação à sua equipe, podemos dizer com absoluta convicção o que um líder jamais deve fazer:

  • Dar desculpas para não dar feedback;
  • Esperar deixar passar, adiar o “timing” do evento-problema;
  • Dar feedback comparando o colaborador com outro (“Você deveria seguir o exemplo do fulano”);
  • Dar Feedback sem abrir portas para que ocorram melhorias (”O que você tem achado do seu resultado de vendas neste mês? O que pode melhorar?”).

Ok Wallace, estou entendendo, mas como posso saber se estou dando Feedback correto? Observe alguns sinais:

  • A pessoa está ouvindo cuidadosamente;
  • A pessoa agradece;
  • A pessoa concorda e até contribui com o feedback.

O Feedback está sendo feito de forma incorreta quando:

  • A pessoa se justifica ou fica argumentando;
  • A pessoa nega ou ignora o feedback (”Não, isto não é verdade.”);
  • A pessoa esquece rapidamente o que foi falado.

Existem muitas formas e técnicas para que o Feedback se transforme em um aliado poderoso para gerar alta performance na gestão de seu grupo, do seu time ou da sua empresa, mas isso é assunto para outro artigo.

Espero que tenha gostado dessas dicas. Grande Abraço!

 

E você? Já passou por problemas de comunicação que afetaram seus resultados?

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