A gestão de uma empresa não é tarefa das mais fáceis, pois são muitos dados e informações importantes que precisam ser analisados. Para realizar um bom trabalho e administrar da melhor maneira as equipes e as vendas da empresa é preciso estudo, técnica e alguma experiência no assunto, mas com a chegada da tecnologia muitas ferramentas foram disponibilizadas com o objetivo de auxiliar os empresários nessa tarefa.
E nos dias atuais ter uma empresa e não possuir uma estratégia de marketing digital é como dar um tiro no escuro. Os consumidores mudaram e a atual maneira de divulgar e vender os produtos é muito diferente de alguns anos atrás. Uma estratégia de marketing digital bem planejada envolve diversas etapas, o uso de diferentes canais e técnicas de Inbound Marketing para atrair e conquistar os clientes. Algumas ferramentas disponíveis hoje no mercado integram a gestão comercial e os processos de marketing e vendas, ajudando na aquisição de novos clientes e no relacionamento com eles, parte essencial de uma estratégia de marketing digital.
Algumas dessas ferramentas são essenciais para facilitar o trabalho de gestão empresarial e vamos descrever as principais a partir de agora.
1. Gerenciador Comercial
Conhecer todas as etapas comerciais da empresa, desde a prospecção até o pós-venda, é importantíssimo para qualquer gestão. E dispor de uma ferramenta que gerencie esses dados auxilia muito esse controle dos processos comerciais, permitindo que os vendedores realizem um planejamento detalhado, estabelecendo metas e analisando os resultados alcançados. Outro benefício desse controle é a redução da inadimplência, já que haverá um controle de cobranças, e o aumento da fidelização dos clientes. Ao escolher uma ferramenta de Gestão Comercial é importante verificar se ela é adaptável às necessidades da sua empresa e se permite modificações no sistema de operação, para que ela se adeque ao seu modelo de negócio.
2. Armazenamento em Nuvem
Essa ferramenta é indispensável para qualquer empresa hoje em dia, oferecendo segurança e versatilidade no armazenamento e administração de dados e informações. Uma boa ferramenta de armazenamento de dados em Nuvem oferece backups automáticos, mobilidade e colaboração do trabalho em equipe como benefícios e possuem um baixo custo de manutenção e dispensam a compra de diversos equipamentos. O armazenamento em nuvem possibilita o acesso dos arquivos em qualquer lugar ou momento, sendo necessário apenas um equipamento com acesso à internet.
3. CRM: Costumer Relationship Management
Um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente aumenta a eficiência dos processos de interação com o seu público-alvo e melhora a interação com novos canais de comunicação.
Um bom sistema CRM oferece as funções de gestão de e-mails, planejamento de campanhas automatizadas, gestão de contas e contatos, acompanhamento de pedidos e propostas, troca de mensagens de maneira mais ágil e fácil, realização de pesquisas e emissão de relatórios que permitem entender o perfil e comportamento dos clientes e ainda o histórico de interações, qualificando a base de dados para a criação de estratégias de marketing mais direcionadas e eficientes.
4. ERP: Enterprise Resourse Planning
O ERP cloud proporciona uma melhor organização dos dados dos clientes, qualifica o fluxo de informações da empresa e integra os processos internos, aumentando a produtividade de maneira relevante.
Um bom sistema ERP online oferece os serviços de controle financeiro empresarial, controle de estoque, orçamentos, vendas e ordens de serviço, emissão de notas fiscais além de facilitar a reunião de todas essas informações e as suas análises com a emissão de relatórios que facilitam a visualização da situação da empresa.
Quando o sistema ERP é integrado ao CRM se torna ainda mais eficaz na obtenção de informações relevantes sobre os clientes para a criação de estratégias de marketing aumentando as chances de alcançar melhores resultados.
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Como escolher as melhores ferramentas de gestão empresarial?
São muitas opções de ferramentas de gestão empresarial e escolher a melhor pode não ser tão fácil, ainda mais se você não tiver experiência nesse meio. O primeiro passo deve ser criar um plano de ação para estabelecer quais ferramentas serão necessárias para ajudar sua empresa a concretizar o planejamento estabelecido.
Algumas delas são essenciais para qualquer empresa como as que auxiliam na organização e administração de dados de clientes e informações da empresa, ou as que revelam preciosas informações sobre os seus clientes que servirão de base para ações de marketing da empresa, mas na hora de escolher é importante considerar o tamanho da empresa, o método de ação, os objetivos e resultados buscados para identificar se a ferramenta oferece suporte para atendê-los