Wallace é o sexto filho de uma família numerosa de 8 irmãos originários do interior do Espírito Santo. Desde cedo, soube que para vencer na vida teria que superar obstáculos, trabalhar e estudar muito. Da infância pobre do interior à vida empresarial bem sucedida, Wallace precisou percorrer um longo caminho de superação, foco e resiliência.
Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em um momento de grandes dificuldades no país, onde faltava empregos para toda uma geração do setor: era a década de 80. Voltou para Colatina (ES) e foi trabalhar na pequena empresa de sua família, no ramo de vestuário, e assim começou sua trajetória empresarial.
Da pequena fábrica de 10 máquinas, construiu sob sua gestão o maior pátio industrial de vestuário do estado e um dos maiores do país, chegando a empregar cerca de 900 funcionários entre diretos e indiretos. A empresa operava em uma área de 60.000 m², sendo 14.000 m² de área construída e capacidade instalada para produzir 2.000.000 peças/ano, com lavanderia própria, tecnologia de ponta, sustentabilidade e uma arquitetura premiada em 2003 pela Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), como a Melhor Obra com Aço na categoria Edifícios Industriais.
Foi um dos fundadores e criadores das marcas Lei Básica Teen/Kids, Missbella e Wattz, marcas essas com grande repercussão nacional, comercializando para todo o Brasil e exportando para países da Europa e Estados Unidos.
Recebeu diversos prêmios empresariais pelo desempenho das marcas como: Prêmios Agulha de Ouro e Melhor Marca Infanto Juvenil do Brasil, conferido à Lei Básica Teen/Kids pela Associação Comercial do Estado de MG por 3 anos consecutivos. O prêmio foi um grande reconhecimento de um trabalho sério, ético e sustentável.
Participou dos maiores eventos de moda do país ao lado de grifes de grande visibilidade e emplacou suas campanhas nos maiores veículos de comunicação nacionais (revistas, jornais, TV, entre outros), solidificando ainda mais o seu trabalho e sua visão de gestor.
Líder nato e inquieto por natureza, no final de 2004 selou seu ciclo familiar, alçando novos voos e criando a marca Wattz em 2005, uma marca feminina jovem, com personalidade própria, energia e sentido social, nascendo assim também a Fundação Wattz, antigo sonho de Wallace, sempre engajado em causas sociais.
A Fundação Wattz sempre teve como missão retribuir tudo aquilo que Wallace conquistou ao longo dos anos, sem nunca esquecer sua origem humilde, e foi a maneira que ele encontrou de ser verdadeiramente grato a Deus e à vida.
O trabalho da Fundação, em 10 anos de atividade, tirou do estado de exclusão social cerca de 6.000 jovens e adolescentes, dando-lhes educação por meio do esporte, música, trabalhos manuais, cursos de inglês, entre outros, oferecendo também apoio direto aos seus familiares, capacitando-os para o mercado de trabalho.
Descontente com os rumos do país e com a crise no comércio e na indústria, mesmo com 11 lojas próprias de varejo, um prédio administrativo e 2 lojas de atacado em São Paulo, Wallace não pensou duas vezes: era hora de mais uma virada! Vendeu sua operação no final de 2014 e foi estudar, respirar novos ares, buscar outros caminhos e dar um novo significado à sua vida.
Empresário de larga experiência de mercado como gestor, executivo, presidente e líder dentro de suas empresas, assim como Presidente de várias Entidades de Classe Patronais, tendo seu trabalho reconhecido no Espírito Santo e Brasil, resolveu que era chegada a hora de compartilhar tudo que aprendeu. Surge então a Wattz Consultoria e Inovação Empresarial Ltda, com a missão de disseminar conhecimentos.
Bem-vindos ao Século XXI! Era do Ser, do Compartilhamento, da Economia Colaborativa! E disso, Wallace entende bem!
“O que me move? Coragem, desafios e gratidão por tudo que aprendi e conquistei na vida, além de um desejo enorme de transformar e melhorar a vida de pessoas e organizações!”