Fazer o planejamento sucessório nas corporações sem criar traumas, rupturas emocionais, financeiras, cisões, descontinuidade das operações e outros problemas é um dos grandes desafios da atualidade. As grandes empresas e os grandes conglomerados se saem melhor nesse quesito, já que estão mais profissionalizados, o que não se verifica nas pequenas e médias empresas brasileiras.
Quando falamos de sucessão, temos que ter especial atenção com as empresas familiares, que respondem por 90% do total de empresas no Brasil. Nos Estados Unidos, dos 21 milhões de empresas, 18 milhões são familiares. E os dados das empresas familiares são preocupantes. Considera-se que 70% das empresas familiares encerram suas atividades com a morte de seu fundador; e o ciclo médio destas empresas é de 24 anos. Além disso, dos 30% que sobrevivem na segunda geração, somente 15% perduram até a terceira geração.
Promover o processo de sucessão, escolhendo de forma planejada seus possíveis herdeiros ou candidatos externos, são ações que devem ser implantadas antes que ocorram fatos traumáticos, pela falta do gestor principal ou por falta de alguém preparado para assumir a posição.
A criação e formação de líderes sucessores devem fazer parte da estratégia da empresa. Planejar a transição de comando envolve aspectos estratégicos, societários, gestão, comportamentais e emocionais. O objetivo principal é a perpetuação do negócio.
Importante ressaltar que, para que haja uma transição bem-sucedida de comando, é primordial que o fundador tenha um plano definido para a passagem do bastão, criando alternativas pensadas e de acordo com a sua vontade. Essa fase precisa trazer felicidade e tranquilidade para quem trabalhou e construiu um negócio vitorioso, e deixar um legado é fundamental.
O que podemos oferecer?
Nossa empresa está preparada para oferecer esse serviço, baseado nas seguintes premissas:
- Coordenar o processo de sucessão com a preocupação de transmitir o legado e a cultura de seu fundador, de forma que os seus negócios carreguem para as futuras gerações o mesmo DNA que tornaram a empresa vitoriosa no mercado.
- Utilizar o Coaching como ferramenta para humanizar as relações, trabalhando para equilibrar emocionalmente todos os membros envolvidos no processo.
- Coordenar e colaborar na escolha dos candidatos à sucessão do(s) fundador(es).
- Se necessário, criar planejamento de carreira para os futuros sucessores de forma que estejam preparados para assumir no tempo adequado.
- Criar um plano de curto, médio e longo prazo para o processo de sucessão, com datas definidas para a ocupação dos cargos.
- Desenvolvimento de um plano de transição para o fundador em sua nova vida pós- empresa, com aplicação de ferramentas para que ele descubra novas atividades que lhe tragam prazer e tranquilidade, além de estabelecimento de critérios financeiros que o deixarão tranquilo com relação ao seu futuro e de sua família.
- Desenvolver, caso não exista, o acordo societário não-formal com as regras de convivência.
Todo esse trabalho pode ser feito de forma customizada para sua empresa. Entre em contato conosco para conhecer nossa metodologia. Temos expertise em empresas familiares.