Todo empreendedor precisa de um mentor? Verdade ou mito?

Sem comentários 339 Visualizações0


Mentoria e empreendedorismo

Algumas pessoas ainda me perguntam:

– “Wallace, o mentor é essencial para um empreendedor”?

Eu respondo:

– Sim, todo empreendedor precisa de um mentor!

Ele é mais importante na fase inicial da trajetória empreendedora. Mas o mentor sempre será útil e necessário, pois traz uma visão de fora, com intenção genuína de ajudar e contribuir com o seu desenvolvimento.

O jovem empreendedor sai muito “verde” em sua formação na universidade, até porque as faculdades não preparam o aluno para o mercado corporativo.

Quando monta sua empresa, conta apenas com os seus sócios, normalmente amigos, – muitos tão imaturos e ingênuos quanto ele. E com a certeza de que apenas um bom “feeling”, mais um bom plano de negócios (quando têm), os jovens empreendedores acreditam que esses fatores e muita determinação serão suficientes para que o negócio dê certo.

 

Uma boa ideia não é garantia de sucesso do negócio.

É para não cair nessa cilada que ele precisa de mentores: para completar sua formação empreendedora que, de outra forma, só seria adquirida por meio da tentativa e erro.

Um empreendedor com uma boa ideia de negócio, porém com falta de competências, pode desperdiçar essa oportunidade. Um mentor ajuda a orientá-lo na busca do desenvolvimento das competências necessárias para empreender com sucesso.

Um empreendedor com boas competências, mas sem uma boa ideia, também pode contar com o mentor para ajudá-lo a identificar boas oportunidades de negócio.

 

Ter um mentor pode ser a chave para o sucesso do empreendedor.

Todos os motivos de fracasso de um negócio nascente podem ser minimizados com o apoio de um mentor. Uma pesquisa feita pela Endeavor com empreendedores do setor de tecnologia de Nova York concluiu que 33% dos empreendedores orientados por empreendedores de sucesso (mentores) tornaram-se empreendedores de alto desempenho. Isto é mais do que três vezes o índice apresentado por outros empreendedores do setor de tecnologia de Nova Iorque.

Mentoria para empreendedores e empresas

Entenderam o que a Mentoria faz com empresas e empreendedores? O que diferencia pessoas bem sucedidas de outras pode ser a mentoria correta.

Ao longo da história, grandes líderes e personalidades tiveram ao seu lado pessoas com conhecimento e disposição para mentorar sua trajetória. A princípio essas mentorias eram informais mas, com o tempo, surgiu a necessidade da criação de uma metodologia de mentoria.

 

Alguns exemplos de grandes empreendedores mundiais e seus mentores

Se você ainda está achando que seu negócio precisa de sigilo absoluto porque a sua ideia é a melhor do mundo, veja algumas personalidades que utilizam mentores para sua vida profissional:

Fundadores do Dropbox também têm mentoresOs criadores do Dropbox, Drew Houston e Arash Ferdowsi são orientados por Ali e Hadi Partovi, que lançaram a Fundação Code.org, uma organização sem fins lucrativos para o ensino de Ciência da Computação. A Code.org estabeleceu aulas em 15% das salas de aula dos Estados Unidos e lançou globalmente o movimento “Hora do Código”, que alcançou mais de 100 milhões de alunos.

 

 

 

Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg foi mentorado de Steve JobsMark Zuckerberg teve como mentor Steve Jobs, que o orientou no início do Facebook. “Logo no início de nossa rede social, antes das coisas estarem indo realmente bem, nós tropeçamos em uma pedra muito dura, pois muita gente queria comprar o Facebook e achei que deveríamos mesmo vender a empresa. Para me ajudar a refletir sobre isso, eu fui ver um dos meus mentores, Steve Jobs”. Mark conta que seguiu o conselho de Jobs e conseguiu ter em mente, de maneira mais clara o futuro do Facebook. “Aprendi com Steve Jobs que o que se constrói pode mudar o mundo”.

 

Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese: mentor e mentorado.Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese: O premiado cineasta Scorsese considera que ele e o ator Leonardo DiCaprio se inspiraram um ao outro. Porém, como Scorsese tem mais experiência e idade do que o ator, isso se configura em uma relação de mentor e mentorado. No começo, a relação dos dois era tipicamente de uma mentoria informal, porém com a evolução rápida de DiCaprio, hoje ambos se consideram em uma parceria mais equilibrada e equitativa.

 

 

Madonna e Britney Spears: mentora e mentoradaMadonna e Britney Spears: No começo da carreira, a cantora Britney Spears revelou que Madonna era uma inspiração e uma das pessoas que mais influenciou sua carreira. Alguns anos depois, essa admiração transformou Madonna em uma mentora de verdade para a vida de Britney. A dupla gravou a música “Me Against the Music” e hoje são amigas, além de mentora e mentorada.

 

 

 

 

Como podemos te ajudar?

Eu, Wallace Vieira, tive grandes mentores na minha vida, que me ajudaram bastante em minhas decisões. Mas nunca foram mentorias formais e sim uma boa troca de informações entre amigos empresários.

Foi pensando nisso que criei um método próprio para ajudar empresas e empreendedores em sua árdua tarefa de se lançar e, principalmente, se manter no mercado atual.

Este é um dos meus propósitos de vida! Quero te ajudar a clarear seus caminhos empresariais, quer você esteja abrindo seu negócio ou já esteja no mercado.

Tenho experiência de mais de 25 anos como Executivo e Gestor de minhas empresas e marcas – Lei Básica, Missbella e Wattz -, com histórias e projetos incríveis para contar, e é o que eu tenho para oferecer.

Quer um bate-papo para falar do meu trabalho de Mentoria e como posso ajudá-lo? Deixe sua mensagem e email aqui que terei o maior prazer em conversar com você! Abraços!

 

Ebook Gratuito: Quero Empreender e Agora?

Posts Relacionados

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This