Por que todo líder precisa aprender a receber e a dar feedback?

Sem comentários 4187 Visualizações0


Como dar feedback

Imagine a seguinte situação:

Eric é um bom funcionário numa média empresa de distribuição de alimentos e adora o seu emprego, pois trabalha com logística de suprimentos, um dos seus sonhos quando se formou em Técnico em Logística.

Seu chefe anterior era quase um pai para ele, tinham muitas afinidades e se davam super bem. Com o novo gerente, Márcio, Eric não conseguia sentir uma empatia com ele, por mais que tentasse: faltava algo. Resultado: um ano depois, Eric largou o emprego dos sonhos por se sentir desprestigiado pelo gerente Márcio.

Não se assuste com a narrativa, essa situação é mais comum do que parece.

De acordo com uma pesquisa recente da Gallup, nos Estados Unidos, metade dos funcionários largou o emprego em algum momento da carreira por causa do seu chefe! Em sua maioria, os maus chefes não são intrinsecamente ruins, mas pessoas com fraquezas que podem ser exacerbadas pela pressão de liderar e entregar resultados.

Cruel? Talvez, mas com certeza grande parte desses líderes citados acima não tem o mais importante: ferramentas de comunicação eficientes para liderar e conduzir sua equipe ao topo. Estamos falando de receber e dar feedback!

Como dar feedback

O que os “maus chefes” fazem? As queixas mais comuns são: microgestão, bullying, evitar conflitos, fugir das decisões, transferir culpa, roubar crédito, não compartilhar informações, não escutar, dar mau exemplo, não buscar o desenvolvimento da equipe, etc… A falta de uma comunicação eficaz acaba afetando e “contaminando” toda a empresa e vemos com frequência a comunicação cruzada, distorcida, enviesada, incompleta trazendo enormes prejuízos para as organizações. Buscar diminuir os ruídos de comunicação e trabalhar suas técnicas são o passaporte para uma liderança assertiva e eficaz.

 

O que é feedback?

E o que seria a ferramenta feedback, que pode mudar drasticamente os resultados e as expectativas de um grupo, uma equipe ou uma empresa? O feedback nada mais é do que o parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas, com o intuito de avaliar o seu desempenho na realização de um trabalho. A ação, segundo um estudo global do Top Employers Institute feito com 600 empresas em 99 países, é considerada pelos profissionais como a melhor forma de medição de desempenho dos profissionais.

 

Quais são os benefícios de dar feedback?

Para que você líder entenda a importância dessa ferramenta na gestão moderna e a diferença que isso fará no seu currículo e desempenho, destacamos alguns benefícios que os líderes que aplicam a arte de dar e receber feedback colhem em suas equipes e empresas:

  1. Traz maior proximidade entre gestor e colaborador;
  2. Aumento da confiança para o colaborador, pois ele sabe que pode contar com a ajuda de seu superior e que sempre terá um apoio constante para crescer dentro da empresa;
  3. Serve como parâmetro para o baixo desempenho do colaborador, dando a ele chances de melhorar ou tomar conhecimento sobre algum problema que possa estar ocorrendo na empresa ou na vida pessoal do mesmo, evitando desta forma, surpreendê-lo com uma eventual demissão;
  4. É uma ferramenta de mão dupla, porque ajuda o gestor a ter um feedback de sua equipe sobre o seu próprio desempenho, incentivando-o a trabalhar cada vez mais nos pontos que são mais questionados por eles;
  5. Diminui o turnover da empresa pois, com o feedback constante, as chances de um membro pedir para sair é bastante reduzido. Afinal ele se sente com muito mais força com o apoio de seu gestor direto auxiliando-o a trabalhar da forma mais efetiva possível;
  6. É uma excelente maneira de melhorar o seu marketing pessoal. Ao aplicar técnicas de feedback efetivamente, o gestor torna-se praticamente um Coach para os seus colaboradores, ajudando-os a ter uma visão melhor de seu superior, o que gera um nível de respeito e confiança muito maiores que um outro gestor passivo;
  7. Torna o ambiente corporativo um lugar melhor para se trabalhar. A partir do momento em que todos trabalham com o mesmo objetivo e de maneira efetiva, cria-se um ambiente de amizade onde todos ganham, sendo este um dos maiores benefícios para o Feedback em sua equipe!

 

E como os gestores ou líderes devem aplicar essa ferramenta para maior performance da equipe? Bem, isso é assunto para um novo post!

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This