Por que ser ético ajuda no seu negócio?

Sem comentários 358 Visualizações0


Ética nos Negócios

Ao longo da minha trajetória de empresário, cansei de ver empresas ganhando mercado, se sobressaindo, utilizando táticas e estratégias dignas de filmes de gângster, tipo “ O Poderoso Chefão”, mas que expressa a pior forma de ganhar dinheiro, através da extorsão e intimidação.

Não precisamos chegar a tanto. Se olharmos com cuidado e apuro, veremos empresas de todos os tamanhos praticando jogos desleais contra suas concorrentes, buscando “as costas alheias” para subir mais um degrau, uma situação lamentável e nada ética!

Acontece que quando você busca o seu crescimento através do caminho percorrido e das estratégias do seu concorrente, inevitavelmente perderá o foco sobre o seu próprio negócio. E mais grave ainda quando se utiliza de trapaças.

Muitos dizem “mas isso faz parte do jogo”! Sinto te dizer, amigo, mas a ética pessoal que você usa na sociedade também deve ser usada no mundo corporativo.

 

Quer o respeito do mercado? Dê o primeiro passo!

A credibilidade de uma organização é o reflexo da prática efetiva de valores como a integridade, honestidade, transparência, qualidade do produto, eficiência do serviço, respeito ao consumidor, entre outros. Ser ético, portanto, significa não mentir sobre seus produtos e serviços. Às vezes, a vontade de ganhar determinado contrato pode fazer com que você caia na armadilha de prometer o que não pode cumprir. Isso é terrível para sua reputação no futuro e vai reverberar por muito tempo.

 

Não faça isso!

Tem muito “profissional” na internet turbinando seu currículo, dizendo experiências e capacidades que não possui para atrair a atenção, outro tiro no pé! Mais cedo ou mais tarde a verdade virá à tona, seja com um produto ruim, ou pior, sendo desmascarado pelos clientes.

 

Cuidado!

A Operação Lava Jato é um exemplo monstruoso de como se constrói impérios organizacionais com propinas, subornos, lavagem de dinheiro, extorsões, jogos combinados. O que vai sobrar dessas empresas daqui pra frente no campo ético? Quem vai querer fazer negócios, trabalhar ou sentir orgulho de trabalhar nesses lugares?

 

A ética também não está só restrita a produtos e serviços.

Ser honesto com sua equipe e com a comunidade, clientes, fornecedores e stakeholders em geral é muito importante! Por isso, discutir e implementar Códigos de Ética e Conduta nas organizações se torna cada vez mais imprescindível, principalmente em tempos em que a sociedade discute temas como intolerância racial, miscigenação, homofobia, inserção de gêneros nas escolas, etc.

As empresas precisam estar atualizadas sobre esses e outros temas e ter definido sua conduta com relação a isso.

 

Exemplos reais

Há pouco tempo, um consultor amigo me ligou aflito porque um cliente estava sofrendo com o movimento do seu restaurante. A gerente do estabelecimento havia chamado a atenção de um casal gay que estava se beijando lá dentro e o caso teve grande repercussão. Então, treinar sua equipe para os novos paradigmas se faz necessário.

Nas minhas empresas ao longo de 25 anos de muito trabalho e dedicação, abrindo negócios em vários praças comerciais pelo mundo como Manhattan (Nova York), Buenos Aires e Porto (Portugal), o meu cartão de visitas sempre foi o lado ético e profissional da empresa aliado a inúmeras referências de parceiros e fornecedores. Isso se conquista ao longo do tempo. E com certeza falar sempre a verdade pode te fazer perder alguns negócios, mas vai te evitar dores de cabeça, preservando a sua imagem.

 

Conclusão

Lembre-se sempre que você precisa pensar seu negócio a longo prazo e que a conduta correta e ética irá te levar, em algum momento, a fechar grandes contratos devido à sua reputação conquistada.

Abraços!

Wallace Vieira

Wallace Vieira é Mentor de empresas e empreendedores, e adora ensinar e desenvolver estratégias aliadas à inovação para empresas éticas e socialmente responsáveis.

 

 

 

 

Posts Relacionados

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This