Frases de Liderança pela ótica de Sir William Wallace (Coração Valente)

Sem comentários 367 Visualizações0


Coração Valente - Frases de Liderança

Coração Valente ou Braveheart é um dos filmes históricos que mais comoveu espectadores ao redor do mundo. Ele conta a vida de William Wallace (Mel Gibson), um independentista escocês que liderou a primeira guerra da independência da Escócia e morreu nas mãos do governo britânico.

No século XIII, após a brutal morte de sua esposa, William Wallace jura vingança contra aqueles que lhe tiraram a sua razão de viver. Tal vingança acaba sendo o ponto de partida para uma rebelião dos escoceses contra o tirano rei inglês Edward I (Patrick McGoohan), tendo como principal objetivo libertar a Escócia para sempre do domínio da Inglaterra.

O filme tem inúmeras passagens onde a liderança flui de forma marcante, onde a hora da decisão é a hora do líder mostrar seu valor e inspirar seus liderados na batalha.

A frase que mais me impactou de todas as que assisti é esta:

“Lutem, e pode ser que morram. Corram, e vocês vão viver. Pelo menos por um tempo. E morrendo em suas camas, daqui a muitos anos, vocês vão querer trocar todos esses dias que tiveram por uma chance, só uma chance, de voltar aqui e dizer aos seus inimigos que eles podem tirar nossas vidas, mas não podem tirar nossa liberdade”.

Poderosa não?

Quantas vezes já recuamos em nossas decisões ou em uma oportunidade que surgiu de repente e até hoje nos arrependemos de não ter “se jogado”?

Bem, deixa pra lá por enquanto, pense no daqui pra frente e inspire-se nessas lições e frases de liderança que te farão tomar as rédeas de sua história e buscar suas forças interiores para não perder oportunidades. Selecionei para vocês alguns dos momentos mais inspiradores desta obra de arte, onde o espírito guerreiro do líder e o verdadeiro valor humano se fazem evidentes:

  1. Um rei deve buscar o bem em qualquer situação.
  2. A força de um guerreiro depende do tamanho de seu coração.
  3. Nunca se render é o melhor.
  4. Seu coração é livre, tenha coragem de segui-lo.
  5. Todos os homens morrem, mas nem todos os homens realmente vivem.
  6. Lutem, e pode ser que morram. Corram, e vocês vão viver. Pelo menos por um tempo. E morrendo em suas camas, daqui a muitos anos, vocês vão querer trocar todos esses dias que tiveram por uma chance, só uma chance, de voltar aqui e dizer aos seus inimigos que eles podem tirar nossas vidas, mas não podem tirar nossa liberdade.
  7. Voltem à Inglaterra e digam a todos que os filhos e filhas da Escócia já não são seus. Digam-lhes que a Escócia é livre.
  8. A vida sem liberdade não tem sentido.
  9. Podemos lutar até o cansaço, mas é a inteligência que nos converte em homens.
  10. Todos morremos, o que importa é como e quando.
  11. No ano de nosso Senhor, 1314, patriotas da Escócia, famintos e em número inferior, atacaram com força a seus inimigos nos campos de Bannockburn. Lutaram como poetas guerreiros. Lutaram como escoceses. E ganharam a sua liberdade.

 

As lições dos campos de batalha de quem comanda tropas aparentemente inferiores e suas estratégias de lutas são o retrato fiel do que os líderes de hoje nas empresas precisam fazer. Liderar sua equipe, levar adiante seus projetos e objetivos, estar à frente em todas as situações e dar a seus liderados o suporte e o exemplo.

Posts Relacionados

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This