Dúvidas sobre Coaching? Confira 10 respostas para as mais comuns!

Sem comentários 363 Visualizações0


O que é Coaching?

Tenho observado muitas pessoas ainda céticas sobre os verdadeiros benefícios para sua vida pessoal e profissional da metodologia de Coaching. Confundem a real abordagem que o coaching trabalha, para a busca de resultados e desempenho, e a transformação que o mesmo pode realizar.

Por isso, resolvi escrever esse artigo para que você entenda de uma vez por todas o que o coaching pode fazer por você e quais as diferenças em relação a outras metodologias utilizadas no mercado. Vou esclarecer vários pontos “cegos”, através de um sistema de perguntas e respostas. Mas antes, quero deixar bem registrado o que é coaching na visão de dois especialistas de mercado:

“Desenvolve as habilidades e o conhecimento de uma pessoa para que melhore seu desempenho profissional, a fim de que sejam alcançados os objetivos da organização. Tem como propósito efetivar um alto nível de atuação e progresso no trabalho, embora também possa impactar na vida privada do indivíduo. Geralmente tem curta duração e focaliza habilidades e metas específicas”.

Marian Thier – Respeitada coach da escola americana XTHO

 

“Coaching significa tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória. O processo de Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.”

José Roberto Marques do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching.

 

Depois dessas duas definições, vamos listar as dúvidas mais frequentes e suas respostas:

 

1) Qual é o significado das palavras Coaching, Coach e Coachee?

Coaching = processo de desenvolvimento que o coach conduz.

Coach(es) = é o profissional que exerce a profissão no processo de coaching.

Coachee(s) = é o cliente, quem passa pelo processo de coaching.

 

2) Coaching é como terapia ou aconselhamento, ou seja, o coach vai me dizer o que eu tenho que fazer para alcançar meus objetivos?

Não se deve confundir terapia ou aconselhamento com coaching. A terapia, salvas as especificidades de cada linha, por exemplo, procura dar foco no passado do cliente. Já consultores e conselheiros costumam dizer o que deve ou não ser feito pelo cliente. O coach jamais diz ao coachee o que deve ser feito. Ele apoia o cliente a descobrir suas próprias soluções, em uma linha prática, sempre focando no presente e no futuro.

 

3) Quais são as capacidades e competências que eu posso desenvolver fazendo coaching?

  • Aumento da capacidade de responsabilizar-se pela própria vida;
  • Estrutura e foco;
  • Descoberta pessoal de pontos fortes e de melhoria;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução no nível de estresse;
  • Foco na solução de conflitos;
  • Desenvolvimento de habilidades;
  • Gestão do tempo, entre outros…

 

4) Em quais áreas posso aplicar o coaching?

O trabalho do coach pode ser feito na maior parte das áreas da vida. Existem coachs de desenvolvimento pessoal, de negócios, de estudantes, de casais, de educação, de líderes, de crianças, de jovens, trabalho, de líder, etc.

 

5) Quanto tempo leva um trabalho completo de um Coach com o seu cliente?

Geralmente, o trabalho de Coaching é feito em 10 encontros semanais de uma hora. Mas isso não é regra, vai depender de qual será o objetivo traçado entre você e o seu coach. Existe o Coach de Sucessão para Herdeiros, por exemplo, que não tem prazo definido para encerramento, vai depender do desenvolvimento do coachee (cliente).

Coaching de Sucessão de Herdeiros

 

6) Se eu participar de um processo de coaching em minha empresa, o coach vai contar tudo o que eu disser na sessão para meu chefe e para o RH?

Se isso ocorrer, o coach não possui ética profissional. Um dos princípios absolutos do Coaching é a CONFIDENCIALIDADE. Quando você conta para seu coach uma situação que está ocorrendo com você ou algo que pensa sobre qualquer assunto, essa informação ficará guardada a sete chaves entre você e o seu coach.

 

7) Durante o processo de coaching, os resultados alcançados por mim serão de responsabilidade de meu coach?

Não, todas as conquistas e fracassos serão de sua responsabilidade, única e exclusivamente. O coach jamais falará para você o que deve ser feito. Você deverá tomar as suas próprias decisões. Você deve estar 100% comprometido com seu objetivo.

 

8) Durante o processo de coaching, terei que mudar meu jeito de ser para alcançar meus objetivos?

Em hipótese alguma! O processo do coaching é essencialmente de autoconhecimento, e a sinceridade e humildade para reconhecer a sua história de vida serão fundamentais para o sucesso dos seus objetivos.

 

9) Como funciona uma sessão de Coaching? O que acontece durante a sessão?

A sessão de Coaching funciona como uma conversa entre o coach e o coachee. Durante essa conversa, serão abordados assuntos que farão o coachee se mover rumo ao alcance de seu objetivo (FOCO). Serão realizados exercícios aplicados às necessidades de desenvolvimento (AÇÃO) do coachee. Haverá feedback e fechamento dos assuntos abordados na sessão, bem como definição de tarefas para casa.

 

10) Qualquer profissional pode fazer coaching? Porque devo fazer coaching?

O coaching é uma metodologia que une expertises de várias áreas como Psicologia, Física Quântica, Hipnose, Sociologia, PNL (Programação Neuro Linguística), etc… É indicado para todas as profissões em geral, porque agrega várias habilidades e ferramentas necessárias que você pode aplicar no seu dia a dia e na sua profissão.

 

 

Quer ver alguma pergunta que não foi respondida aqui? Deixe nos comentários!

Busca um profissional de Coaching? Entre em contato com a gente!

Posts Relacionados

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This