Blog

Empreender ou ser empregado?

Mensagem de Carlos (Empreendedor) para Wallace Vieira (Mentor)

Sem comentários 286 Visualizações0

Neste momento estou lendo o depoimento de Carlos, que pode ser qualquer pessoa ”perdida” nas mesas de um escritório qualquer de uma empresa qualquer:

 

“Prezado Wallace,

meu nome é Carlos, tenho 30 anos, sou casado há pouco tempo (2 anos) e tenho uma linda menina de 9 meses, Isabela. Estou feliz e ao mesmo tempo preocupado, minhas despesas aumentaram muito, você sabe, casado e com filho, o bicho pega, rsrs…

Minha esposa está afastada temporariamente do trabalho para cuidar da Isa e agora sou o arrimo da família. Apesar de gostar do meu trabalho de Ilustrador e Editor de Textos numa agência digital, sinto que estou perdendo tempo. Coloquei na cabeça que descobri uma nova forma de mostrar para o mundo meu trabalho de Ilustrador, ganhar muitos clientes (alguns que já atendo) e multiplicar outros. E ainda posso fazer o trabalho de Editor de Textos em casa à noite.

O que você acha? Estou morrendo de medo porque não posso perder minha renda neste momento, mas minha cabeça já criou até um mapa mental do meu negócio e não consigo mais dormir.

Você me aconselha a largar meu emprego? Me ajude por favor!!”

.
“Prezado Carlos, obrigado pela consulta. Vou tentar te dar alguns lampejos, fagulhas, nesta escuridão aparente. Preciso te dizer que o seu dilema é o mesmo de milhares de Carlos espalhados pelo país, com algumas diferenças, mas iguais na essência.

O que posso te dizer agora neste momento? Parabéns!! Você é um empreendedor nato! Você saiu do campo das boas ideias das pessoas comuns para o campo dos empreendedores!

Qual será o seu próximo passo? A decisão é sua, mas antes responda algumas perguntas para você mesmo:

  • Eu prefiro continuar pagando minhas contas ou estou disposto a viver das minhas economias durante algum tempo?
  • Manter meu estilo de vida atual é mais importante do que ter um novo começo na vida?

Você sabe, empreendedorismo tem tudo a ver com assumir riscos, riscos que são potencialmente perturbadores e assustadores. Se sua família depende da sua renda, é sua responsabilidade pensar nas coisas muito cuidadosamente. Pense na possibilidade de uma transição, compatibilizando seu emprego atual e uma parte já da sua nova atividade.

Neste artigo, inclusive, respondo a algumas dúvidas comuns de quem deseja começar um negócio mantendo o emprego atual.

Se a sua resposta para este novo começo ainda for um ressoante e enfático “sim”, depois de ter avaliado todos os riscos, então você está pronto para dar o salto!”

 

Tenho certeza que você que leu o relato acima e sentiu um frio na espinha, certo?

“Como ele está adivinhando meus pensamentos? Isso é bruxaria?” Não, isso não é bruxaria, isso é o que sente todo empreendedor quando precisa dar o passo seguinte depois de uma grande ideia ou insight. Esse “frio na barriga” faz parte dessa aventura, arriscar é preciso, mas calcular a distância do salto é necessário, olhar as condições da pista, a temperatura, a iluminação, o terreno, a umidade, o equipamento que você está usando para o salto, sua disposição e energia…

Faz sentido o que estou dizendo para você?

Qual é o nome disso? Planejamento! Pois é, assim tem que ser.

Vamos agora falar sobre a sua ideia ou insight para o seu futuro negócio e quero que você pense bastante, reflita, em todas as perguntas abaixo. Elas são super importantes para o seu sucesso.

 

A sua ideia de negócio:

  • Tem a ver com a sua formação acadêmica ou com a sua atividade atual?
  • Tem a ver com alguma habilidade que você sempre teve desde pequeno?
  • Tem a ver com alguma atividade que os seus pais ou parentes sempre trabalharam?
  • Tem a ver com alguma coisa pela qual você se sente fascinado?
  • Tem a ver com alguma atividade que é uma vocação da sua região?

Se você respondeu ”sim” para uma ou algumas dessas premissas acima, então você está indo no caminho certo. Se nenhuma dessas perguntas deu positivo para você, pare e repense sua ideia.

Olhe bem, eu não estou dizendo que é impossível dar certo, mas o mundo cada vez mais está ficando especializado em qualquer coisa e criando nichos a partir daí.

Tem uma pesquisa que diz que para você se tornar um especialista em qualquer assunto, você precisa de pelo menos 10.000 horas de estudo. Entende o que digo?!

Quer saber mais sobre a aventura do Carlos e como planejar a sua virada de chave?
É só baixar gratuitamente meu ebook “Quero Empreender. E agora?”! Clique neste link.

 

Ética nos Negócios

Por que ser ético ajuda no seu negócio?

Sem comentários 435 Visualizações0

Ao longo da minha trajetória de empresário, cansei de ver empresas ganhando mercado, se sobressaindo, utilizando táticas e estratégias dignas de filmes de gângster, tipo “ O Poderoso Chefão”, mas que expressa a pior forma de ganhar dinheiro, através da extorsão e intimidação.

Não precisamos chegar a tanto. Se olharmos com cuidado e apuro, veremos empresas de todos os tamanhos praticando jogos desleais contra suas concorrentes, buscando “as costas alheias” para subir mais um degrau, uma situação lamentável e nada ética!

Leia mais

Arrogância nos Negócios

CUIDADO! A Síndrome do VOA (Vaidade, Orgulho, Arrogância) vai destruir o seu negócio!

1 Comentário 1031 Visualizações0

Ao longo da minha vida de empresário, já vi empresas subirem de forma meteórica, sustentarem por algum tempo uma posição de destaque e inexplicavelmente começarem um processo de declínio até chegarem literalmente à falência.

Por que isso ocorre? Será que a empresa errou na gestão? No marketing? Talvez na inovação? Ou será que os concorrentes chegaram, nivelaram e ultrapassaram deixando-a para trás?

Leia mais

Mentoria e empreendedorismo

Todo empreendedor precisa de um mentor? Verdade ou mito?

Sem comentários 278 Visualizações0

Algumas pessoas ainda me perguntam:

– “Wallace, o mentor é essencial para um empreendedor”?

Eu respondo:

– Sim, todo empreendedor precisa de um mentor!

Ele é mais importante na fase inicial da trajetória empreendedora. Mas o mentor sempre será útil e necessário, pois traz uma visão de fora, com intenção genuína de ajudar e contribuir com o seu desenvolvimento.

Leia mais

Preciso de um mentor de negócios?

Por que preciso ter um Mentor nos meus negócios?

2 Comentários 585 Visualizações0

Olá! Hoje, quando sentei para escrever sobre a figura do Mentor nas organizações, lembrei bastante da minha história empresarial. Pensei quantas vezes estive solitário em momentos decisivos da minha vida empreendedora, aquele momento em que você olha para o lado e não vê ninguém realmente qualificado para te ajudar, para dizer SIM ou NÃO às suas dúvidas que te travam naquela hora crucial de decisão.

Leia mais

Líder ou Chefe? Saiba a diferença e inspire sua equipe!

Sem comentários 1025 Visualizações0

Cada vez mais, o mundo exige do profissional a capacidade de liderar. Estar presente na vida de um grupo de pessoas é uma grande responsabilidade. Muitas vezes, compartilhamos mais horas dos nossos dias com nossos colegas de trabalho do que com as nossas famílias. Essa reflexão nos leva a uma pergunta que devemos fazer diariamente: estou impactando positivamente essas vidas?

Neste momento, saber se estamos sendo chefes ou líderes nos ajuda a responder de forma assertiva a essa pergunta. Para isso, é preciso compreender as diferenças entre liderar uma equipe e chefiar um grupo de pessoas.

Leia mais

7 características do Líder de Sucesso

Sem comentários 586 Visualizações0

Neste artigo busco o desafio de, em rápidas palavras, elencar algumas características do líder de sucesso, que possam dar um norte para todos aqueles que buscam liderar e inspirar pessoas e organizações.

Nos últimos 50 anos, especialistas em liderança realizaram mais de mil estudos para tentar determinar traços de personalidade, características ou estilos determinantes do grande líder. Nenhum desses estudos gerou um perfil claro do líder ideal. Ainda bem! Se desses estudos tivesse nascido a fórmula de um estilo de liderança, todo mundo passaria a vida tentando aplicá-la. E, com isso, o indivíduo deixaria de ser uma pessoa e viraria uma persona — imediatamente desmascarada pelos outros.

Leia mais

Coração Valente - Frases de Liderança

Frases de Liderança pela ótica de Sir William Wallace (Coração Valente)

Sem comentários 563 Visualizações0

Coração Valente ou Braveheart é um dos filmes históricos que mais comoveu espectadores ao redor do mundo. Ele conta a vida de William Wallace (Mel Gibson), um independentista escocês que liderou a primeira guerra da independência da Escócia e morreu nas mãos do governo britânico.

No século XIII, após a brutal morte de sua esposa, William Wallace jura vingança contra aqueles que lhe tiraram a sua razão de viver. Tal vingança acaba sendo o ponto de partida para uma rebelião dos escoceses contra o tirano rei inglês Edward I (Patrick McGoohan), tendo como principal objetivo libertar a Escócia para sempre do domínio da Inglaterra.

Leia mais

Como dar feedback

Por que todo líder precisa aprender a receber e a dar feedback?

Sem comentários 511 Visualizações0

Imagine a seguinte situação:

Eric é um bom funcionário numa média empresa de distribuição de alimentos e adora o seu emprego, pois trabalha com logística de suprimentos, um dos seus sonhos quando se formou em Técnico em Logística.

Seu chefe anterior era quase um pai para ele, tinham muitas afinidades e se davam super bem. Com o novo gerente, Márcio, Eric não conseguia sentir uma empatia com ele, por mais que tentasse: faltava algo. Resultado: um ano depois, Eric largou o emprego dos sonhos por se sentir desprestigiado pelo gerente Márcio.

Não se assuste com a narrativa, essa situação é mais comum do que parece.

Leia mais

  • Page 1 of 4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
Share This