7 características do Líder de Sucesso

Sem comentários 479 Visualizações0


Neste artigo busco o desafio de, em rápidas palavras, elencar algumas características do líder de sucesso, que possam dar um norte para todos aqueles que buscam liderar e inspirar pessoas e organizações.

Nos últimos 50 anos, especialistas em liderança realizaram mais de mil estudos para tentar determinar traços de personalidade, características ou estilos determinantes do grande líder. Nenhum desses estudos gerou um perfil claro do líder ideal. Ainda bem! Se desses estudos tivesse nascido a fórmula de um estilo de liderança, todo mundo passaria a vida tentando aplicá-la. E, com isso, o indivíduo deixaria de ser uma pessoa e viraria uma persona — imediatamente desmascarada pelos outros.

Não há como ser autêntico tentando imitar outra pessoa. Podemos aprender com a experiência alheia, mas jamais teremos sucesso se tentarmos ser como os outros. As pessoas confiam em quem é genuíno e autêntico, não uma réplica de um outro. A liderança tem muitas vozes. A pessoa precisa ser ela mesma, e não tentar imitar uma outra.

 

A jornada para a liderança

A jornada para a liderança começa pela compreensão da própria história de vida, envolvendo a superação de experiências difíceis e o uso dessa experiência para dar sentido à vida. Quando aliamos o histórico de vida a determinadas características, formamos um líder único, uma marca pessoal que jamais poderá ser copiada e que vai determinar a sua trajetória de vida profissional com suas escolhas e seus caminhos a percorrer.

 

Para subir ao topo, aplique as características do líder de sucesso!

1. Proatividade

Esteja sempre à frente dos projetos e antecipe problemas.

 

2. Assumir riscos

Não tenha medo de “bancar” algumas situações, afinal você virou líder exatamente porque é isso que esperam de você.

 

3. Enxergar soluções

Um líder tem o “olho da águia”, ou seja, enxerga o horizonte antes dos demais, e usar esta habilidade é fundamental!

 

4. Ser “gente boa”

Num mundo cheio de metas desafiadoras, cuidar do emocional dos seus liderados é cada vez mais requisito de sucesso.

 

5. Criar vínculos

Não seja “inacessível” devido ao seu cargo de liderança, afinal a vida vai e volta e lá na frente seu colaborador poderá ser o seu chefe.

 

6. Entregar resultados

Tenha foco e busque o resultado, lute por ele. A resiliência é seu mantra.

 

7. Gostar do seu trabalho

Mantenha o seu trabalho apenas se isso te faz feliz. Ninguém consegue trabalhar em alta performance sem gostar do que faz.


 

Espero sinceramente que ao ler esse artigo você tenha entendido que a trajetória para se tornar líder começa por você, pela sua história, e termina com a obstinação pelos resultados através de características marcantes que o diferenciam dos demais e que tornam único.

 

Posts Relacionados

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This