6 características de um bom empreendedor

Sem comentários 323 Visualizações0


A vontade de montar um negócio próprio pode existir em grande parte da população, mas não são todas as pessoas que têm as características necessárias para ser um empreendedor de sucesso. Além das habilidades, que podem ser desenvolvidas com o tempo, as características devem ser potencializadas ao longo da carreira. Será que você tem o que é preciso para ser um bom empreendedor? Acompanhe o post e descubra.

1. Iniciativa

É importante que o empreendedor não tenha medo de ser o primeiro a começar algo, seja no mercado ou dentro da empresa. Mesmo quando tudo e todos apontam que algo pode não dar certo, confiar em si e na equipe para tentar novas ideias é essencial – com prudência, é claro.

2. Liderança

Coordenar, motivar e guiar a equipe. Essas são características de um bom empreendedor, que deve ser um líder em quem os subordinados confiam, e sentem segurança.

Engana-se quem pensa que liderar uma equipe significa dar ordens sem considerar a opinião e, principalmente, a expertise dos profissionais que fazem parte dela. Saber ouvir é uma das principais habilidades de um empreendedor, e que deve ser exercitada para que, juntos, todos conquistem os melhores resultados para os negócios.

Quer aprender a liderar? Baixe nosso ebook gratuito!

3. Saber planejar

Um empreendedor tem no planejamento a bússola para apontar as rotas certas, principalmente quando os mares não estiverem favoráveis para navegação. Cada passo da empresa, quanto mais ponderado, melhor será, e o empreendedor deve desenvolver sua capacidade analítica para estudar o mercado, alisar sua própria empresa e estar preparado para o futuro. Com planejamento, as boas ideias podem sair do papel, se tornar reais e gerar resultados.

4. Ter coragem

Para todas as características citadas anteriormente, você vai precisar desta quarta. Sabemos o quão difícil pode ser fazer uma negociação arriscada em um momento de dificuldade financeira, ou dizer a um funcionário com toda sinceridade o porquê o trabalho dele não está correspondendo às expectativas, mas isso também faz parte da escolha de ser um empreendedor!

Ter coragem para arriscar, dizer e fazer o que for necessário para o bem da empresa é mais do que uma habilidade importante: é condicional para o sucesso dos negócios.

5. Ter metas e objetivos claros

Quando a empresa começar a caminhar, ela vai precisar saber para qual direção, e isto é responsabilidade do empreendedor. Você sabe onde pretende chegar com o seu negócio, a curto e longo prazo? É bom ter isso em mente desde o começo de sua jornada no mundo dos negócios, pois se você não sabe o que quer, também não sabe pra onde e como crescer!

6. Ser confiante

Este ponto é essencial para ter uma equipe produtiva e motivada. A autoconfiança gera respeito entre o público interno e externo, e a credibilidade com a equipe abre espaço para novas ideias que podem, sim, dar certo!

Essas são algumas das principais características de um empreendedor de sucesso, mas além delas, outro ponto essencial para conquistar resultados crescentes é nunca se acomodar e buscar o desenvolvimento, sempre.

Empreendedorismo e auto-confiança

E você, tem as características que são precisas para se tornar um empreendedor? Queremos saber! Se tiver alguma dúvida, escreva pelos comentários.

Ebook Gratuito: Quero Empreender e Agora?

Posts Relacionados

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This