5 lições de gestão e liderança com o Capitão Kirk e com o sr. Spock

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Dicas de Liderança e Gestão de Star Trek

Durante seus anos à frente da U.S.S. Enterprise, o Capitão James T. Kirk e o Sr. Spock, da série Star Trek, nos mostraram que mesmo sendo extremamente opostos um ao outro, quando juntos, são referências em liderança, gestão e empreendedorismo. São a fusão perfeita entre o racional e o emocional, sempre levando sua equipe à excelência em suas missões.

Agora, a saga volta a estar em evidência, com o lançamento do décimo-terceiro longa-metragem, Star Trek: Sem Fronteiras, o terceiro com o novo elenco.

Assim, separamos 5 lições de gestão e liderança de Star Trek para você ser um líder-trekker de sucesso:

1. Acompanhe de perto o trabalho da equipe

“O risco é o seu negócio. Isso é tudo o que essa nave é. É por isso que estamos a bordo.” 

Sempre que havia uma missão nova que fosse interessante e desafiadora, o Capitão Kirk não hesitava em se colocar à frente da equipe, conseguindo então fazer avaliações mais rápidas e precisas da situação, e obter resultados satisfatórios.

Faça parte da sua equipe não apenas como um líder, mas participe dos projetos, coloque a mão na massa, seja acessível.

 

2. Nunca deixe de aprender

Kirk estava sempre em busca de aprimorar seus conhecimentos, e aprender coisas novas. Sua paixão por aprendizado acabava o salvando em diversas situações de risco.

Vá atrás de conhecimento, independente da área que sua empresa atue, pois quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será encontrar soluções para desafios, e mais criatividade você terá para lidar com sua equipe.

 

3. Receba conselhos de diferentes perspectivas

“Uma das vantagens de ser o capitão, Doutor, é poder pedir conselhos sem ter que necessariamente tomá-los.”

Os principais conselheiros do Capitão eram Spock e Dr. Leonard McCoy. Por terem diversas divergências de opiniões, cada um dava a sua proposta em relação aos desafios que Kirk enfrentava, fazendo-o assim ter uma visão mais ampla da situação, e ter um leque maior de possibilidades de ação.

Esteja aberto a ouvir e aceitar os conselhos de sua equipe. Isso demonstra confiança, colabora para que a empresa seja mais inovadora, e melhora o desenvolvimento e a solução de problemas.

 

4. Jogue Pôquer, não Xadrez.

“Não xadrez, Sr. Spock. Pôquer. Você conhece o jogo?”

Em um dos episódios mais icônicos da série, Kirk é colocado em uma situação crítica. Encontram uma nave inimiga que está evidentemente pronta para atacar e destruir a Enterprise. O Capitão recorre a Spock, que afirma que a Enterprise estava jogando uma partida de xadrez e não havia mais movimentos disponíveis. Kirk resolve passar a jogar pôquer com a nave inimiga, blefando sobre um mecanismo de defesa que repeliria a energia de qualquer ataque contra a nave. Essas ações desencadearam eventos que possibilitaram uma relação pacífica entre a Enterprise e a “Primeira Federação”.

Pensar como o seu adversário pode ser uma vantagem muito importante. Levar em consideração probabilidades, psicologia e a criatividade pode ser mais eficaz do que estratégicas matematicamente calculadas.

 

5. Vista a camisa da empresa

A maior paixão do Capitão James T. Kirk era a sua nave. Muitas vezes deixou sua vida amorosa de lado pra se dedicar à Enterprise, razão pela qual ele nunca casou ou construiu uma família. Mas em uma situação de risco, Kirk se viu obrigado a destruir a sua nave para salvar a sua tropa.

Por mais que nos apeguemos a um produto, serviço ou forma de administrar a empresa, somos obrigados em um algum momento a “explodir a Enterprise” para que possamos continuar progredindo, ou seja: enxergar e mudar o que não está dando certo e seguir um novo rumo.

 

Segundo Alex Knapp, editor de mídias sociais da Forbes, as principais lições de Kirk e Spock para nós, empreendedores, são saber explorar mais e aprender. Incentivar a criatividade e a inovação, ouvindo os conselhos das pessoas que tenham opiniões diferentes. Ocasionalmente descer nas trincheiras com os membros da nossa equipe para entender suas necessidades e conquistar sua confiança e lealdade. Precisamos entender a psicologia de nossos concorrentes e, também, aprender a mudar radicalmente quando as circunstâncias assim o exigirem.

 

 

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