5 dicas de gestão para empreendedores de primeira viagem

Sem comentários 285 Visualizações0


Empreendedores de primeira viagem

O mundo do empreendedorismo é vasto, complicado, mas muito recompensador. Quem está começando a navegar nesses mares pode sentir-se bastante perdido, são muitas coisas para administrar e dificilmente se consegue que algo dê 100% certo de início. Se esse é o seu caso, não desanime. Estamos aqui para te ajudar com 5 dicas de gestão no empreendedorismo, e que farão toda a diferença na sua carreira. Acompanhe.

 

1. Você não precisa começar informalmente

Muitos que se aventuram no empreendedorismo começam seus negócios informalmente, buscando fugir dos impostos, mas essa não é uma boa estratégia. Com um CNPJ, você vai poder abrir uma conta de pessoa jurídica, emitir notas fiscais, solicitar máquinas de cartão de crédito e pedir empréstimos para investir, o que é fundamental para o bom andamento dos negócios. O ideal é calcular o custo de cada opção e ver qual se adapta melhor à realidade da sua gestão.

2. Organize sua vida financeira e a da empresa

Estar endividado é ruim, mas estar endividado e desorganizado financeiramente é péssimo! Primeiro, organize seus gastos pessoais e pague suas dívidas – existem diversos aplicativos e softwares que ajudam a calcular e controlar todo o seu financeiro. Depois, separe as despesas pessoais das empresariais.

Dentro da gestão de ganhos da empresa, reserve um valor para ser o pró-labore (parte do lucro que você retira para pagar despesas pessoais) e invista o resto! Ter uma parte do lucro separada para ajudar no Capital de Giro (valor para financiar a continuidade das operações da empresa, como manter o estoque, pagar funcionários e fornecedores, etc) também é essencial para se prevenir de eventuais gastos extras.

Fiz um vídeo explicando como separar despesas pessoais e da empresa, dá uma olhada:

3. Invista em comunicação

Para a gestão do seu negócio, investir na divulgação é essencial, e se o orçamento for limitado, uma alternativa é usar o marketing digital a seu favor. Ter uma página no Facebook e uma frequência de postagens com conteúdos relevantes nas redes sociais é uma boa estratégia!

A presença na rede vai ajudar a consolidar, alavancar sua empresa e a conectá-la cada vez mais aos clientes.

4. Planeje, planeje e planeje

Uma vez no mundo do empreendedorismo, é preciso acostumar a ter uma gestão com planejamento. Metas e objetivos são tão importantes quanto o lucro no final do mês, e o planejamento pode ser a salvação do seu negócio na hora de uma crise de mercado. Por isso a gestão é tão importante: é necessário estar atento ao momento atual da economia e às tendências em curto prazo para se adiantar estrategicamente.

5. Construa seu networking

Seu networking é sua rede de contatos no mundo do empreendedorismo. Mas muito mais do que ter cinco mil amigos no Facebook ou LinkedIn, é preciso nutrir e fazer a gestão da sua lista, desenvolvendo um relacionamento ganha-ganha, e não acionando seus contatos apenas quando você precisar deles.

Para isso, a dica é sempre comparecer em eventos e encontros do seu segmento de negócios, e buscar conhecer novas pessoas. Não adianta apenas trocar cartões e ficar naquele “vamos marcar um café!”: converse, conheça, escute! Isso vai lhe gerar resultados, acredite.

Pronto para iniciar sua jornada no mundo do empreendedorismo?

Ebook Gratuito: Quero Empreender e Agora?

 

Posts Relacionados

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This